Análise Horizontal e Vertical

Há muitas pessoas e instituições interessadas no resultados de uma empresa. Por exemplo:

  • Governo: quer saber quanto a empresa lucrou para poder cobrar impostos;
  • Acionistas: querem saber se a empresa está dando retorno ao dinheiro investido;
  • Gestores: querem entender os resultados da empresa e o que pode ser melhorado;
  • Outras empresas: querem entender o que a concorrência anda fazendo; e
  • Bancos: querem conhecer a capacidade de pagamento da empresa antes de fazer um empréstimo.

É através da análise das demonstrações financeiras que esses agentes podem extrair as informações que buscam.

Os dois tipos mais básicos de análise são:

  • Análise Horizontal: compara a evolução dos valores ao longo de vários períodos; e
  • Análise Vertical: compara itens de uma mesma demonstração financeira.

Essas duas análises são complementares pois não basta saber que um item como o lucro cresceu ao longo do tempo se comparativamente a receita ele tem ficado cada vez menor.

Além disso, é preciso estar atento aos efeitos inflacionários e o impacto deles no resultado.

Análise Horizontal

A análise horizontal consite em comparar determinado item da demonstração e sua evolução ao longo do tempo. Para isso:

  1. Escolhe-se um determinado ano como sendo ano base e cujo valor percentual será 100%; e
  2. Calcula-se os índices dos demais períodos em relação ao período base.

Por exemplo, imagine uma empresa em que o valor do lucro líquido variou conforme a figura 1:

Análise 2019 2018 2017
Lucro R$106.000 R$104.000 R$100.000
Figura 1 - Apuração de Lucro.

Escolhendo o ano de 2017 como o ano base, estabelecemos que o valor de R$100.000,00 referente ao lucro daquele ano será utilizado como índice de referência 100. A partir daí, calculamos os índices para os outros anos (figura 2):

Análise 2019 2018 2017
Lucro R$106.000 R$104.000 R$100.000
Índice 106 104 100
Figura 2 - Análise Horizontal do Lucro.

Assim, podemos concluir que o lucro teve um crescimento de 6,00% em relação ao ano de 2017.

Este processo pode ser repetido para qualquer lançamento e período.

Por exemplo, para complementar a análise, poderíamos utilizar o ano de 2018 como base e calcular a variação de 2018 para 2019.

Análise Vertical

A análise vertical compara lançamentos dentro de um mesmo ano, criando um índice ou quociente.

A partir da análise dessas relações e sua evolução ao longo do tempo, o analista pode extrair tendências e tentar prever as perspectivas futuras da empresa.

A seguir, discutiremos brevemente alguns dos principais índices analisados.

Índices

Liquidez

Os índices (ou quocientes) de liquidez são, basicamente uma análise da relação do ativo com o passivo, que visa observar o nível de endividamento e a disponibilidade de ativos para quitar essas dívidas dentro do prazo.

Liquidez Imediata

$$ LI = {Disponibilidades \over Passivo\, Circulante} $$

Representa o valor disponível em ativos de alta liquidez (disponibilidades) em relação às dívidas de curto prazo.

Liquidez Corrente

$$ LC = {Ativo\, Circulante \over Passivo\, Circulante} $$

Representa a disponibilidade de ativos conversíveis em curto prazo em relação às dívidas de curto prazo.

Liquidez Seca

$$ LS = {Ativo\, Circulante - Estoques \over Passivo\, Circulante} $$

Semelhante à Liquidez Corrente porém retirando o valor dos estoques para eliminar a incerteza das vendas cujo recebimento é feito a prazo e podem sofrer não pagamentos.

Liquidez Geral

$$ LG = {Ativo\, Circulante + Realizável\, a\, Longo\, Prazo \over Passivo\, Circulante + Passivo\,Não\, Circulante} $$

Representa a saúde financeira de longo prazo referente a ativo disponíveis e as obrigações da empresa.

Endividamento

Estes índices comparam a estrutura de capital da empresa, comparando o capital próprio (oriundo dos donos) com o de terceiros (dívidas, etc.)

Endividamento Geral

$$ EG = {Passivo\, Circulante + Não\, Circulante \over Ativo\, Total} $$

Este índice indica quanto do ativo total foi financiado com recursos de terceiros.

Capitais de Terceiros/Capitais Próprios

$$ CT/CP = {Passivo\, Circulante + Não\, Circulante \over Patrimônio\, Líquido} $$

Compara o capital de terceiros (endividamento) com o capital próprio da empresa.

Composição do Endividamento

$$ CE = {Passivo\, Circulante \over Passivo\, Circulante + Não\, Circulante} $$

Observa quanto do endividamento irá vencer no curto prazo.

Rotatividade

Estes índices analisam a velocidade com que certos aspectos patrimoniais se renovam ao longo do tempo, o que pode ser útil na análise da liquidez e capacidade de pagamento da empresa.

Rotatividade dos Estoques

$$ RE = {Custo\,das\,Vendas \over Estoque\,Médio\,de\,Produtos} $$

Mensura quantas vezes se renovou o estoque durante o exercício. De maneira geral, quanto maior a rotatividade melhor.

Prazo Médio de Contas a Receber

$$ PMCR = {Duplicatas\,a\,Receber\,Médio\,Prazo \over Vendas\,Médias} $$

Indica qual o prazo médio que a empresa aguarda para receber os valores das vendas a prazo.

Prazo Médio de Pagamento

$$ PMP = {Fornecedores\,Médio \over Compras\,Médias\,a\,Prazo} $$

Indica qual o prazo médio que a empresa tem para pagar os valores das compras a prazo.

Posicionamento Relativo

$$ PR = {Prazo\,Médio\,Recebimentos \over Prazo\,Médio\,Pagamento} $$

Compara os prazos de pagamentos e recebimentos a prazo. O ideal seria manter o prazo de pagamentos acima do de recebimentos (índice maior que 1), permitindo a empresa ter dinheiro em caixa para pagar suas compras.

Giro do Ativo

$$ GA = {Vendas \over Ativo\,Médio} $$

Indica o prazo de renovação do ativo em relação as vendas do período. De maneira geral, quanto maior esse índice, melhor.


  1. MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para Não Contadores. São Paulo. Atlas, 2008.